melhoramento genetico

sexta-feira, 1 de junho de 2012

                                  Melhoramento genético
melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a freqüência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal.
Para que seja iniciado um programa de melhoramento é necessário haver variabilidade genética na população, e o progresso do programa será maior tanto quanto for maior essa variabilidade.
            Processos de melhoramento
No melhoramento clássico existem duas formas de se melhorar indivíduos: Seleção e Cruzamento.

Seleção: consiste em escolher os pais da próxima geração que apresentam um maior número de alelos.
Cruzamento: consiste em acasalar indivíduos diferentes geneticamente (ex. Bovino Gir x Bovino Holandês) para desfrutar da heterose e complementaridade. Heterose é o fenômeno que ocorre quando o desempenho médios dos filhos é superior a média dos pais, esse fenômeno ocorre por que a maioria das características desejáveis apresentam caráter dominante, e, ao se cruzar indivíduos puros diferentes.
Brasil
O melhoramento genético foi iniciado no Brasil em 1903, com a introdução do gênero Eucaliptos por Navarro de Andrade para a produção de dormentes para estradas de ferro e zinco.
                              Melhoramento genético animal
“Conjunto de métodos e técnicas que visam o aumento da freqüência dos genes desejáveis ou das boas combinações genéticas em uma população ou a diminuição da freqüência dos genes indesejáveis ou das combinações genéticas ruins”.
(modificado de Briquet Jr. 1967)

A produção animal baseia-se prioritariamente em três pilares de sustentação: a nutrição, o manejo e o melhoramento genético.
Cabe aos técnicos orientar os produtores rurais sobre a utilização racional de sua propriedade, respeitando a natureza e explorando ao máximo os potenciais genéticos animais, tendo por abjetivo escolher o melhor material genético para maximizar a produção na condições ambientais existentes.
Acasalamento, por outro lado, é um termo amplo que para animais domésticos, criados com fins comercias, é importante quando resulta em concepção, gestação e nascimento de filhos. Dessa forma, é um elemento complementar fundamental no processo de seleção. Quando o acasalamento ocorre entre indivíduos pertencentes a raças ou espécies diferentes denomina-se cruzamento.O cruzamento é sem dúvida uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade.Contudo, isso não elimina a necessidade, e muito menos diminui a importância da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente.Raças puras melhoradas são, na verdade, elementos fundamentais ao sucesso de qualquer programa de melhoramento.

              Melhoramento Genético Vegetal:
 O melhoramento genético é realizado visando-se obter novos genótipos que representem algum tipo de ganho comparado aos genótipos em uso pelos agricultores. Atualmente, a principal demanda por melhoramento genético no país em plantas é relacionada à resistência múltipla a doenças, à obtenção da estrutura adequada da planta e a características industriais exigidas pela cadeia produtiva.
O objetivo Básico do melhoramento vegetal é desenvolver novos cultivares de plantas para cultivo pelos produtores rurais e empresas agrícolas. A idéia de melhoramento vegetal do departamento de Agronomia da UEL por objetivos a formação de recursos humanos em nível de graduação e em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) capacitados na área; a geração de conhecimentos científicos e; o desenvolvimento de novos cultivarem para utilização pelos produtores rurais e empresas agrícolas.
 


melhoramento genético em animais e em plantas...

Alunas: Aliny alves, Milca Santos, Janaina, Wathison e Izadora.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Bioeduc Todos os Direitos reservados | Designed by Baixar Templates Novos | Suported by YesRank